Artigos, Física Quântica

O Princípio da Incerteza de Heisenberg

atomo
O átomo

O Princípio da Incerteza de Heisenberg vai dizer que no mundo subatômico você não pode ter, ao mesmo tempo, duas informações precisas. Quando você observa uma partícula, um elétron, por exemplo, e você, por curiosidade, quer saber a posição exata de onde ele está, você interfere na velocidade dele. E se você quiser saber, com precisão, a velocidade em que o elétron se encontra, você interfere na posição dele. O ato de observar é o ato de interferir.

Por que? Simples. Pra você observar seja lá o que for, você tem que ter luz! Mas a luz é energia. E quanto mais precisão você quiser, mais luz você vai ter que usar, e isso implica em mais energia. E o elétron, como é uma partícula minúscula no mundo subatômico, ele é influenciado pela carga de luz ou energia que você coloca. É como se você tivesse dando uma “tacada” no elétron. Então você interfere no estado dele. Você não tem como observar essa realidade subatômica, sem interferir nela.  Por isso, Heisenberg afirmou que a realidade do mundo subatômico só é possível ser determinada através de possibilidades, de probabilidades.

Einstein combateu a teoria de Heisenberg e na altura chegou a afirmar: “Deus não joga dados ao acaso”. Mas hoje sabe-se que sim, o mundo subatômico, o mundo do muito minúsculo, o mundo dos prótons, nêutrons e elétrons, o mundo dos átomos funciona sim através de probabilidades e possibilidades.

Isso já é provado e evidenciado em inúmeros experimentos. 

Tanto que o conceituado astrofísico Steve Hawking chegou a mencionar: “Deus não só joga dados ao acaso, como de vez quando os esconde nos lugares mais inusitados”.


Marcelo Candido Madeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s