O Corpo Emocional

Pensamentos & Sentimentos

Pensamentos & Sentimentos

Diariamente, cuidamos da nossa higiene pessoal, da nossa alimentação e do nosso corpo. No entanto, cuidamos muito pouco dos nossos pensamentos. E não deveria ser assim. Pois são justamente os nossos pensamentos que estabelecem a prioridade de cuidar do corpo, cuidar da higiene pessoal e tantas outras decisões. Nossos pensamentos regem a nossa vida, mas nós é que devemos reger nossos pensamentos. São eles os responsáveis pelo nosso estado de ânimo, se estamos tristes, depreciativos, mau humorados e principalmente são responsáveis em insistirmos em nos manter assim. É claro que fatos desagradáveis ocorrem e devemos respeitar a dor do momento. A tristeza é um sentimento normal, porém não seria normal perdurar uma dor ou um sofrimento. Em suma, poderíamos através da elevação de nossos pensamentos mudar nossos estados de ânimos e restabelecer uma postura mais segura, de felicidade, de benção e de abundância. Nossos sentimentos são orientados pelos nossos pensamentos, portanto, nossos sentimentos dependem do nosso estado mental.

Então é correto afirmar que nosso corpo energético é um reflexo dos nossos sentimentos e pensamentos, do nosso estado mental e emocional. E como já vimos anteriormente (Chakras), nosso corpo energético atrai ou repele energia. O que o nosso corpo energético emanar, atrair ou repelir depende de nossa saúde emocional. Por isso, a importância de manter equilibradas as nossas emoções, ou se preferir, nossas reações emocionais. E um bom equilíbrio de nossas emoções começa com a qualidade de nossos pensamentos, de nosso padrão mental.

Porém não basta, termos a noção de que um pensamento positivo ou elevado é necessário. É preciso, sobretudo, mantê-lo elevado. E isso é mais delicado. Nas atribulações do dia-a-dia é comum desanimarmos frente a uma situação ou circustância. O importante é mantermos nossos pensamentos altivos a maior parte do tempo que conseguirmos.

Existem algumas boas dicas para manter nosso pensamento elevado a maior parte do dia, como por exemplo, afirmações positivas em frente ao espelho, meditação, yoga, relaxamento. No entanto, gosto de enaltecer uma dica que acho a mais poderosa, a mais eficaz de todas: a Gratidão.

A Gratidão, por si só, amplia as emoções positivas. Ser grato por cada coisa por mais insignificante que seja (e nunca o será), nos ajuda manter positivamente nosso estado emocional, e assim cultivar pensamentos nobres. Além disso, a prática da Gratidão ajuda a melhorar a sua autoestima. Ao valorizar aspectos da sua vida, você começa também a se valorizar. A autoestima fortalece o seu corpo emocional e isso, sem dúvida, vai refletir na sua energia, na sua saúde, na sua vitalidade e em diversos aspectos da sua vida. Ou seja, bons pensamentos geram bons sentimentos e bons sentimentos geram boas ações.

Portanto, se nosso pensamento tem o poder de influenciar nossos sentimentos e com eles os nossos comportamentos, ele também tem a capacidade e o poder de transformar as nossas ações e com elas, nossos resultados. A autora Louise Hay afirma que nossos pensamentos são os geradores de nossa realidade. Se cultivamos pensamentos felizes, então nossa realidade será o reflexo desta felicidade. Pensar é criar e o Ser Humano é o único que possui na face da Terra a extraordinária capacidade de criar e modificar realidades usando a força do pensamento. Então, que a façamos de forma nobre e consciênte.

 

2 comentários em “Pensamentos & Sentimentos”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s